A Engenharia Genética no mundo actual!!
Todos os dias a sociedade é "bombardeada" por notícias fabulosas e avanços, digamos, extraordinários ocorridos no campo da Engenharia Genética. Mas afinal, em que escala estes avanços nos atingem? Exactamente o que é que a Engenharia Genética pode fazr por nós? E quando?
Apesar da grande evolução da genética nos últimos vinte anos, ainda existe muito para pesquisar. A contar com o projecto genoma humano e dos genomas de vegetais e animais significativos.
Engenheiros genéticos afirmam que a tecnologia de manipulção genética é segura. Dizem alguns que é necessária a fim de manter a produção de alimentos para suprimir o crescimento das populações , como alimentos (alimentos transgénicos).
Os activistas Anti-Engenharia Genética dizem que com os conhecimentos actuais de genética, ainda não existe nenhuma maneira de se assegurar que os organismos geneticamente modificados fiquem controlados. Afirmam ainda que o uso desta tecnologia fora de laboratórios tem riscos inaceitáveis para o futuro. Existe o receio de que determinados vegetais geneticamente manipulados reduzirão a biodiversidade no Planeta.
O potencial de se utilizar os próprios genes para tratar doenças – a Terapia Genética – é a aplicação mais formidável da engenharia genética. Ela promete tratar ou mesmo curar doenças adquiridas ou de cunho genético utilizando genes normais para substituir ou suplementar um gene defeituoso ou melhorar a imunidade.
- O futuro está apenas começando...
A clonagem de um ser humano já é possível – na verdade, esta experiência já pode estar ocorrendo secretamente. No futuro, corações e fígados serão feitos sob encomenda para transplantes a partir de células-tronco do próprio doador.
Vacinas genéticas oferecerão imunidade contra HIV, Hepatite B, herpes, gripe, malária e diversos tipos de cancros - uma vacina poderá ser a diferença entre a cura e a recorrência de um tumor maligno, com uma boa margem de segurança.
À medida em que os cientistas avançam na engenharia genética e desvendam minuciosamente o funcionamento e os mecanismos que estimulam o sistema imune, melhores versões e usos da terapia genética tendem a surgir. A Engenharia Genética ao "rubro" poderá ser uma realidade num futuro, quem sabe, muito próximo!!